PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / I PARTE: HISTÓRIA DA PARÓQUIA /

CONSTRUÇÃO

O CRUZEIRO 

Iniciando “nossa” história, recordamos a fé de nosso povo, desde os sertanistas com os quais se deram a Fundação de nosso Município até os dias de hoje. No final do ano de 1919, os pioneiros locais procuraram João Inocêncio do Amaral com o desejo de criar um Patrimônio e por ele foram retalhadas datas de 22x44 metros – 27 quarteirões – doados ao Bispado de São Carlos, como “Patrimônio em prol de uma futura Paróquia”.Nossa história de fé começa em 1920. Consta no álbum publicado em 1943 "Resumo Fotográfico da Diocese de Rio Preto” que nessa data foi erguido o primeiro Cruzeiro, marco da fé cristã, presença do catolicismo no meio do povo. José Batista de Souza foi o carpinteiro do primeiro cruzeiro, que foi transferido para frente a primeira matriz de tijolos, em 1925, e se encontra hoje na parte interna da Igreja Matriz, no presbitério, com a imagem do Cristo crucificado. 






RELATO DA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CAPELA

Logo após a implantação do cruzeiro,ainda em 1920, inicia-se a construção da primeira Capela do povoado. Consta no Livro "São João das Águas Paradas" - que apresenta um relato da história da Fundação de Américo de Campos, escrito por Maria Garcia Flores Jabur, que a pequena capela provisória,feita de pau-a-pique e dedicada à Nossa Senhora Aparecida, foi construída por Manoel Francisco da Silva, o Mané Chico, que acreditam ser o primeiro povoador.  Hoje, no local em que estava construída essa Capela encontra-se a Escola Municipal Prof. "José Jabur", fato também afirmado por Didi Ferracini, que se lembra do local da Capela e é nossa testemunha. 
Feita de pau-a-pique e coberta de telhas, conclui-se aconstrução da capela provisória. Logo em seguida, foi colocada aí a imagem de São João Batista, pelo Revmo. Padre Agostinho dos Santos Pereira, então vigário de Tanabi. Daí em diante, nosso padroeiro passou a ser São João Batista.

INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO

Em 1925 iniciou-se a construção da tão sonhada Igreja de tijolos, na atual praça Pe. Henrique Bosschaerts. Esta Igreja foi construída a muitas mãos, com apoio da comunidade, realização de promoções e doações de muitos católicos. A Igreja acolheu as celebrações dos sacramentos até a construção da atual Matriz ao seu redor. O término dessa construção acredita-se que aconteceu em 1949.
Em 1931 foi pregada a 1ª Missão pelos Reverendíssimos Padres do Verbo Divino de Campinas. Em 1935, o Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano, Dom Lafayete Libânio, esteve aqui em visita Pastoral pregando a Missão e administrando o Crisma.



CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

Sob a ação do Espírito Santo e a intercessão de São João Batista, nosso povo caminhava rumo ao Reino de DEUS e constatando-se o desenvolvimento do local, foi criada, no dia 27 de dezembro de 1940, a nova Paróquia de São João Batista de Américo de Campos, por decreto de Dom Lafayette Libânio, então bispo da diocese de São José do Rio Preto.

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

Veja Também


FOTO 1.2.JPG
FOTO 1.0.JPG
FOTO 1.3.JPG