PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / CELEBRANDO OS 75 ANOS /

CELEBRANDO OS 75 ANOS

Para conhecer melhor nossa paróquia, que neste ano de 2015 completa seus 75 anos, destacamos alguns momentos de sua história, como também fotografias, para recordarmos alegremente nossa vida de fé. Vamos aos fatos marcantes.

Data da criação da Paróquia:
Dia 27 de Dezembro de 1940.

Bispo fundador:
Dom Lafayette Libânio.

Nome do primeiro Pároco efetivo:
Padre Henrique Bosschaerts, cuja posse foi em 22 de Maio de 1941.

Data do início da construção do primeiro templo:
Manoel Francisco da Silva, o Mané Chico, construiu em 1920, a primeira Capela de pau-a-pique, em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Essa Capela não existe mais, sendo que onde foi construída, hoje encontra-se instalada a Escola Municipal Prof. José Jabur.



Consta no Livro São João das Águas Paradas, de Maria Garcia Flores Jabur, que relata a história da Fundação de Américo de Campos, que em entrevista com familiares dos fundadores do Município, foi relatado que por ocasião em que foi erguido o primeiro Cruzeiro e feito de pau-a-pique a pequena capela provisória, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, sendo que a mesma foi construída por Manoel Francisco da Silva, o Mané Chico, que acreditamos ser nosso primeiro povoador. Relata ainda que o local dessa Capela era onde hoje está instalada a escola Municipal Prof. José Jabur. Ainda nos dias de hoje, Didi Ferracini se lembra do local da Capela e é nossa testemunha desse fato.
Consta ainda no Álbum publicado em 1943 Resumo Fotográfico da Diocese de Rio Preto Em 1920, foi erguido o primeiro Cruzeiro, sendo pouco depois feita de pau-a-pique, coberta de telhas, uma capela provisória. Erguida a capelafoi colocada aí a imagem de São João Batista, pelo Revmo Padre Agostinho dos Santos Pereira,então Vigário de Tanabi. José Batista de Souza foi o carpinteiro do primeiro cruzeiro, que encontra-se até os dias de hoje na parte interna da Igreja Matriz, no presbitério, com a imagem do Cristo crucificado.

Data do início da construção do primeiro templo:
Em 1925 iniciou-se a construção da tão sonhada Igreja de tijolos.



Data do início da construção do Templo atual:
Em 1955, Padre Henrique Bosschaerts planejou e iniciou a construção da atual Igreja Matriz, que foi construída por fora (ao redor) do outro templo já existente e de tamanho menor.Por ocasião do início da construção, foi deixado um espaço no interior do alicerce onde foi depositada a Ata da Pedra fundamental, sendo que a mesma foi lida e após assinada pelas autoridades Civis e Eclesiásticas locais, dentre elas, D. Lafayette Libânio, Pe. Henrique, Francisco de Vilar Horta, primeiro Prefeito de Américo de Campos e tendo como um dos pedreiros Carlos Lauer.



Data da inauguração do relógio da torre:
Aconteceu no dia 29/01/1966



Biografia do atual pároco Padre Roberto Bocalete:



PADRE ROBERTO DA SILVA BOCALETE
Nascido aos 20 dias do mês de fevereiro de 1982, foi batizado dia 21 de março de 1982 na Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém, na qual vivenciou também sacramentos da Eucaristia e Crisma. Após o período de Catequese e fez sua caminhada de discernimento vocacional em meio aos trabalhos da comunidade. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz em 2004, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus fez o Curso de Filosofia de 2006 a 2008 e o Curso de Teologia de 2009 a 2012 cursou Letras na UNORP (2001-02 e 2006-07) e também fez especialização “lato sensu” em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) de 2008 a 2010. Atualmente faz a convalidação do curso de Teologia pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA – Marília) de 2014 a 2015.

Ministério de Leitor: 12 de outubro de 2011 (Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus)
Ministério de Acólito: 18 de fevereiro de 2013 (Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus)
Ordenação Diaconal: 04 de agosto de 2013 (Catedral de São José), com o lema: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7)
Ordenação Presbiteral: 06 de dezembro de 2013 (Catedral de São José), com o lema: “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 39 [40])

A posse canônica como Administrador Paroquial aconteceu no dia 03 de janeiro de 2014, presidida por Dom Tomé e a partir daí deu-se início ao trabalho de evangelização do padre Roberto em Américo de Campos. Foi um ano intenso de atividades, despertando a fé, aprofundando nossa vivência cristã: Estudos e reflexão no CPP, Escola Paroquial de discipulado, formações litúrgicas, formações com os catequistas e ministros reestruturação da Pastoral do dízimo, apoio as pastorais sociais, retiro de encontro de jovens, criação da pastoral da Comunicação, da pastoral Familiar e da Comissão paroquial de Iniciação à vida cristã.
Dentre as reformas podemos destacar a reforma completa da Capela São Vicente reforma da Capela, sacristia e secretaria paroquial da Matriz construção de rampas de acesso na Igreja e a pintura interna do salão paroquial. Adquirimos som novo para Matriz, som para o Salão Paroquial, câmeras de segurança na Igreja, objetos litúrgicos como ambão, sédia, alfaias, lavabo, toalhas para altar, vasos e ornamentos.
Aconteceu em nossa comunidade uma profunda reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, Coroação de Nossa Senhora, Semana Nacional da Família, Semana Missionária, Estudo bíblico do Evangelho de Mateus, momento de leitura orante em comunidade, além de apoio a formação dos nossos agentes evangelizadores.
Foi um ano de vida sacramental intensa: 57 batismos, 21 matrimônios, muitas confissões atendidas, Eucaristias celebradas, 70 unções dos enfermos administradas e mais de 100 casas visitadas

Um diferencial da arquitetura da Paróquia:
A Paróquia São João Batista tem como diferencial a sua semelhança com uma Paróquia Belga onde Pe. Henrique foi Pároco. A construção de nossa Paróquia foi idealizada por Pe. Henrique Bosschaerts que a desenhou e depois empenhou-se para que se tornasse realidade, com a ajuda de muitas pessoas da época e da doação de muitos fiéis.





AÇÃO EVANGELIZADORA DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

CONSELHOS
CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL
CONSELHO ADMINISTRATIVO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PASTORAIS
PASTORAL DA CRIANÇA
PASTORAL DA SAÚDE
PASTORAL DO DÍZIMO
PASTORAL DA LITURGIA
PASTORAL DA BÍBLICO-CATEQUÉTICA
PASTORAL DO BATISMO
PASTORAL FAMILIAR
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
PASTORAL DA JUVENTUDE - MOVIMENTO MISSIONÁRIO JOVEM

COMISSÕES
COMISSÃO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

MOVIMENTOS
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
CONFERÊNCIA VICENTINA
CONGREGAÇÃO MARIANA
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

MINISTÉRIOS
MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA
MINISTÉRIOS DE MUSICA

OBRA SOCIAL BENEFICENTE SÃO JOÃO BATISTA

Destacaram-se no decorrer da história as lideranças mais antigas:
Benedito Barbosa, Maria Lúcia da Silva Gato, Didi Ferracini, Mirinha Ferracini Muniz, Geni Della Coleta Ferracini, Penha da Glória Penteado Pires, Líbia IsolinaPiacenti,Marina Zambaldi Jorge, Kemal Abrão Jorge, Adelaíde de Araujo, João Monção, Narciso e  Ione Dezan, João da Cesp e Nilce, José Ricardo Medeiros e  Mônica Mendes,  Dr. Luiz Carlos Belila, Iva Gato e Zezinho, João Moreto e Luzia Moreto, Lurdes da Silva Mendes, Dr. Wilson Mendes, Domingas, Nilva Antunes, AdelmaCarminiti de Paula,  Tia Lurdes, Lúcia LuccatoSpadácio, D. Silvana,  José Moreto e Isaura Moreto, Maria Pechoto, Basílio Rálio (Sacristão), Joaninha Peixoto, Sueli Rolo, Sergio Fernandes, Cecília Melhem, Joaquim Cruz e Marli, Dita Caluz, João Melo e Lola, Antônio Valentim Fontoura e Benedita, Nadir GrejanimRálio, Geraldo Basso e Sirlei, Arlindo Gato e Lurdes, José Ramilo e Maria, Ana Luzia Cagliari Medeiros e Agenor Medeiros.

Hoje são lideranças que contribuem para caminhada de nossa comunidade:
Rosa Helena Miron Facundo Leitão, Alessandra Gato Dias, Ana Lúcia Viana de Almeida, Euripes Florêncio Casagrande e Norberto Casagrande, Soleni Terezinha GatoStachissini e Humberto Stachissini, Rita de Cássia Ferracini Basso, Berenice Dungue Fiori e Márcio Rogério Fiori, Ivone Spadácio, Célia Aparecida Marin Pechoto, Ana Penteado Pires, Ana Luzia Cagliari Medeiros, Neusa WaidemanBrachini, Marli Terezinha Miguel da Silva, Augusta Florencio Pires, Terezinha Petinelli, Cleusa Alonso de Brito Gonçalves, Sueli de Fátima Rálio, Pedro Bombonato, Anali de Cássia Schincaglia, Jaime Aparecido Mergi, Roberto Dias e Elisa Marangoni Dias, Natália Aparecida Nascimento, Thaís Borges Jorge, Tatiane Gonçalves, Wemerson dos Santos Romualdo, Renata de Cássia ViolinDoreto, Aparecida Alves de Carvalho, Leonirce Ferreira Basso Silva, Fátima Schumaher, Márcio José Nunes da Silva, Edna Giovanini Basso, José Antônio Schumaher, Cristina Ancelmo de Mendonça Pires, Marina Mafalda Zambaldi Jorge, Roseli Terezinha Baioni Martins, Elcio Martins, Danilo Baione Martins, Sebastião Aparecido Gonçalves e Irene Ferreira Carlos Gonçalves, Antônia de Fátima Lopes, Claudinéia da Silva Cunha Schumaher, Laura Alves Feitosa Vieira, Fátima Luzia de Souza Nascimento, Aparecida de Fátima Nascimento de Oliveira, João Alberto Florêncio Pires, Fátima Pires, João Bernardo, DurvalinoCandeu, Irene da Silva Candeu, Manoel Donizete Feitosa Leitão e Ilizanete Ferreira Maciel Leitão, Agnaldo de Melo Ricci e Rosangela M. Gil D. Ricci, Benedito Francisco dos Santos, Idival Ricci, Osvaldo Miron Cipriano, Décio Mariano, Geraldo Basso, Marli Biazotto.

CAPELAS RURAIS

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA- BAIRRO CHERUBIM



A Capela Nossa Senhora Aparecida é assistida pela Paróquia São João Batista, no entanto é capela que pertence a Fazenda do Bairro Querubim.

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA



Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Carvalho Pinto, Praça Alfredo Ricci Filho, no bairro Cabeceira das Águas Paradas (Américo de Campos-SP), pertencente a Paróquia São João Batista de Américo de Campos.

CAPELA SÃO SEBASTIÃO



Capela São Sebastião, localizada no bairro Coqueiral (Américo de Campos-SP), no sítio São Francisco, pertencente à Paróquia São João Batista de Américo de Campos.

COMUNIDADE SÃO PAULO
Comunidade São Paulo está localizada no bairro Piedade, em Américo de Campos. As missas são celebradas nas casas e não há Capela construída

CAPELAS URBANAS

CAPELA SÃO VICENTE - BAIRRO SÃO VICENTE



A Capela São Vicente está localizada na Rua Madalena Ferracini, no bairro São Vicente, em Américo de Campos.

CAPELA SANTOS REIS



A Capela Santos Reis está localizada próximo ao Recinto,

Quem escolheu o Padroeiro da Paróquia?
Acredita-se ser o Padre Agostinho dos Santos Pereira, tendo em vista que por ocasião da construção da primeira Capela em nosso povoado, foi o Revmo Pároco que fez a entronização da imagem de São João Batista na referida Capela.