PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

4/1/2018 » SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS E 77 ANOS DA PARÓQUIA

Iniciamos nossa RECORDAÇÃO DA VIDA trazendo presente, cheios de gratidão os 77 anos de nossa Paróquia de São João Batista, relembrando a fé de nosso povo, desde os sertanistas com os quais se deram a fundação de nosso município, até os dias de hoje.
SEMENTE
Louvamos a Deus pelo primeiro cruzeiro erguido em 1920, sendo depois feito de pau a pique uma pequena capela provisória, dedicada a Nossa Senhora Aparecida e colocada nela, a imagem de São João Batista, pelo reverendíssimo Padre Agostinho dos Santos Pereira, então, Vigário de Tanabi. A cruz plantada é a marca de fé de um povo que crê em DEUS e nele coloca sua vida e sua história. José Batista de Souza foi o carpinteiro do primeiro cruzeiro, que se encontra até o dia de hoje na parte interna de nossa paróquia, no presbitério, com a imagem do Cristo crucificado. Trazemos presente, todos que deixaram sua contribuição para que hoje tivéssemos estrutura física e formação na fé, no amor de Jesus Cristo e em sua Igreja viva nos indicando o caminho da salvação. Foram as primeiras sementes de uma fecunda história de fé: Obrigada Senhor.
BROTO
Trazemos presente os primeiros brotos, os primeiros passos da caminhada: a construção da Igreja de tijolos em 1925, a primeira Missão pregada pelos Padres do Verbo Divino de Campinas, em 1931 e a visita pastoral de Dom Lafayete Libânio, Sr Bispo Diocesano em 1935, pregando a Missão e Administrando o Crisma. Sob a ação do Espírito Santo e a intercessão de São João Batista a e Nossa Senhora, nosso povo caminhava rumo à salvação e constatando o desenvolvimento do lugar, foi criada a Nova Paróquia de São João Batista de Américo de Campos por decreto, em 27 de dezembro de 1940. Obrigada Senhor pela nossa Paróquia. Em 1955, Padre Henrique planejou e iniciou a construção da atual Igreja Matriz. Por ocasião do início da construção, foi deixado um espaço no interior do alicerce onde foi depositada a Ata da Pedra Fundamental, sendo que a mesma foi lida após assinada pelas autoridades civis e eclesiásticas locais. E assim as sementes começaram a romper a terra...
PLANTINHA
E a paróquia de São João Batista começa a tomar forma... cristãos leigos e sacerdotes começam a fazer o broto crescer: a catequese, os marianos, apostolado, as primeiras comissões paroquiais tudo isso guiados como rebanho do Senhor, orientados para fé, tendo a força dos sacramentos, a partilha da Palavra, o alimento da Santa Eucaristia. Tomou posse como primeiro pároco da Paróquia São João Batista o Padre Henrique Bosschaerts, em 22 de maio de 1941, para aqui assumir a liderança de um povo sedento de DEUS e celebrar o dom da vida, seguindo em direção a salvação. Além do Padre Henrique, louvamos a Deus pelos diversos párocos, que ao longo do tempo nos ajudaram em nossa caminhada na fé: Padre Jarbas, Padre Severino, Padre Genésio, Padre Antonio: o “Padre Tuniquinho”, Padre Julian, Padre Fernandes, Padre Ernesto, Padre Carlos, Padre Raimundo, Padre Mário, Padre Francisco, Padre Juliano, e Padre Roberto, que permanece conosco até os dias atuais. Louvamos a Deus pelas famílias e vocações sacerdotais que surgiram em nossa comunidade como sinal de amadurecimento das sementes plantas: Padre Cesar, Padre Vanderlei e Padre Fabio seminarista Wemerson. Nós te louvamos, Senhor!
FLORES

Trazemos presente, com gratidão, as flores que foram surgindo como consequência da nossa caminhada: as pastorais, movimentos, conselhos, ministérios, obras sociais, Capelas, comunidades e setores que foram criados ao logo de nossa história. Louvamos a DEUS pelo incansável trabalho dos sacerdotes, vocacionados e leigos, que, sob a ação do Espírito Santo e Direção Espiritual marcada pela fé, perseverança, entusiasmo, dinamismo, dedicação e amor, fizeram com que nossa paróquia se colocasse a caminho do reino de Deus, seguindo metas, orientações, Urgências e Planos Diocesanos. Obrigada Senhor por termos uma história construída no amor, na participação, na comunhão, nos sacramentos, na partilha da Palavra e da Eucaristia.
FRUTOS
Obrigada, Senhor por toda a ação evangelizadora de nossa Paróquia: frutos de uma semeadura no amor. Marcados pela fé de nossos antepassados, iluminados pelo Espírito Santo, hoje sob a orientação da Igreja e do Padre Roberto, somos uma Igreja em saída e recordamos nossa história e caminhada pastoral, agradecendo a Deus por todo o trabalho missionário e evangelizador que aqui tem acontecido. Trazemos presente os frutos que estamos colhendo: momentos ricos e intensos que nossa Paróquia tem vivido, marcados pela experiência do encontro com Jesus. Trazemos presente as semanas da família, as semanas missionárias, formações, retiros, orações, encontros, fortalecimentos das pastorais, movimentos, ministérios, setores, vida litúrgica da igreja, solenidades... que fortalecem cada vez mais nossa fé, sempre indo ao encontro do outro, conquistando novos seguidores, novos discípulos missionários. Louvamos a Deus por todos os nossos líderes, agentes de pastorais, dizimistas, evangelizadores, leigos, povo de DEUS, que testemunhando o Amor, a fraternidade e a partilha na comunidade, seguem o exemplo de nosso padroeiro, anunciando Jesus com a vida e com a palavra. Obrigado Senhor.
MISSÃO
Agora que celebramos 77 anos de nossa paróquia, tendo como referência a Iniciação a vida cristã e missionariedade, no Ano nacional dos cristãos leigos e leigas, queremos trazer presente nossa missão: temos que ser instrumento de salvação no agora de nossa história temos que dar sabor, iluminar, espalhar novas sementes para que a colheita seja ainda mais fecunda. Dá-nos força, coragem e motivação, Senhor, e a gratidão nos moverá a sermos sempre uma Igreja em Saida! Partir de jesus Cristo, evangelizar!